Projeto de Inovação e Experimentação Social | Primeiras sessões em formato worldcafé
Decorreram em setembro de 2019 os primeiros workshops no âmbito do Projeto Rii - ROTA PARA A INOVAÇÃO E INCLUSÃO - na Biblioteca Municipal de Espinho.
Projeto Rii
501
post-template-default,single,single-post,postid-501,single-format-link,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

Projeto Rii promove a inovação e inclusão social de comunidades desfavorecidas do concelho de Espinho

O projeto Rii visa a criação de iniciativas de inclusão social através dinâmicas inovadoras e do envolvimento de parceiros de caracter inovador e experimental.

Neste contexto e de acordo com as atividades que têm vindo a ser desenvolvidas, o foco está na dinamização de ações que promovam a inclusão ativa, divulgando informações, resultados e boas práticas, instigando a comunidade no que diz respeito a dinâmicas de inclusão social e combate à pobreza.

O projeto constitui assim uma iniciativa estruturada e estratégica de divulgação, sensibilização e capacitação da comunidade e de todo o município, procurando promover a inclusão social e combater a pobreza e qualquer tipo de discriminação. As atividades que estão a ser realizadas têm como objetivo capacitar os atores locais para atitudes inovadoras e para a utilização de ferramentas e abordagens adequadas, beneficiando da participação e a cooperação entre parceiros enquanto instrumento estratégico que conduza a novas oportunidades para a inclusão ativa de jovens em risco de exclusão.

Através de abordagens especificas, pretende-se influenciar as políticas de ação social e colocar em prática uma estratégia integrada de ações sobre um público particularmente vulnerável ou em situações de exclusão social.

Por via da organização de 18 workshops, 3 seminários, 1 bootcamp, entre outras ações, o projeto pretende potenciar e facilitar a troca de experiências e a aquisição de competências em áreas como as relações interpessoais, competências profissionais e pessoais, softskills ou estratégia de negócios.

Cria-se assim uma complementaridade das ações com iniciativas ou respostas levadas a cabo no território, através da criação de parcerias com entidades/empresas/pessoas de dentro e de fora do Concelho, que tragam para o projeto conhecimento relevante para a prossecução das atividades previstas.

O Projeto é cofinanciado pelo NORTE 2020 através do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu e os objetivos operacionais estrategicamente definidos são os seguintes:

  • Promover boas práticas de inclusão ativa na região
  • Alavancar o conhecimento da comunidade desfavorecida
  • Potenciar competências junto da comunidade
  • Desenvolver ações que promovam a troca de experiências

 

1,002 Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.